Regras gerais deste fórum
Os membros da equipe da Staff da Pokémon Habb administram e moderam o fórum. O Fórum está aberto a todos os membros gratuitamente. Ao registarem-se, todos os membros concordam com estes termos e são obrigados a seguí-los. Alguns Sub-Fóruns ou categorias deste Fórum poderão também ter as suas próprias regras e as mesmas devem funcionar em conjunto com as citadas aqui nas Regras Gerais. Os membros da staff da moderação estão autorizados a alterar as regras em qualquer altura, sem qualquer aviso e/ou anúncio. Qualquer membro que não concorde com as mudanças é livre de abandonar o fórum.
A Staff do Fórum: A equipe do Fórum é constituída por Moderador da Área de Fanart (FAM), Moderador da Área de Fanfic (FFM), Moderador da Arena de Batalha Pokémon (ABP), Moderador (Geral), Mega Moderador e Administradores, cada um destes grupos têm tarefas diferentes na administração do Fórum. A equipe do Fórum não está obrigada a responder a mensagens, isto será feito voluntariamente. Os membros devem obedecer às ordens da Equipe.
Os Moderadores zelam pelo ambiente do fórum: Os moderadores são responsáveis por manter as regras do fórum, assegurar discussões educadas e de manter o fórum limpo e pacífico. Os membros que não cumprirem as regras serão punidos.
Só os Membros da Staff estão autorizados a abrir tópicos de anúncios: Apenas os Membros da Equipe da Pokémon Habb ou Administradores, estão autorizados a fixar tópicos. Os moderadores podem alterar mensagens existentes em tópicos sem notificarem o criador original.
Conduta da equipe: Caso os membros reparem num problema de conduta dum membro da Equipe do Fórum devem procurar os administradores do Fórum, por Mensagem Privada.
Exclamation Atenção, Sistema de Alertas: Possuímos, para melhor controle do fórum, um sistema de alertas para inibir o desrespeito pelas regras. Cada usuário possui uma barra de alerta. O(s) alerta(s) poderá(ão) ser recebido(s) por um usuário conforme este for desrespeitando uma ou mais regras. Dez alertas num período de 3 meses levará a um bloqueio temporário da conta de no mínimo uma semana. Para ver a lista de usuários com alertas, clique aqui.
Importante: A quebra de alguma regra no site da Pokémon Habb ou no fórum de RPG poderá resultar em alertas neste fórum, dependendo do caso e após análise dos administradores.
Como nenhum fórum sobrevive sem regras, pedimos que leia estas regras para o melhor aproveitamento deste fórum.
1- Onde postar e o que postar: Antes de criar um tópico, olhe bem para o fórum. Shocked
- Repare que temos fóruns separados por assunto, portanto verifique se escolheu o fórum correto para postar. Não venha postar algo sobre "onde pego o Celebi" na seção "Anime" (a não ser que você seja Ash Ketchum). Depois não vá perguntar o que aconteceu com seu tópico, caso ele não esteja mais onde você postou. Os moderadores poderão a qualquer momento mudar um tópico para outro fórum sem deixar um tópico de sombra ou uma notificação no fórum onde o mesmo estava originalmente.
- Certas áreas, como a de Time e Movesets e seus sub-fóruns, requerem o uso de template (post padrão/modelo), que se encontram fixados nessas mesmas áreas. Utilize esses modelo de posts nessas áreas, para evitar o fechamento de seu tópico e uma possível advertência.
►Motor de busca Exclamation: Há uma função de procura no fórum. Use-a antes de publicar uma nova pergunta/ideia/anúncio/etc. Procure ver se alguém já postou a mesma dúvida/assunto/etc que você quer postar. Se um tópico com o mesmo assunto já existe, vá postar lá e não abra um novo. Em tópicos antigos, verifique também se o que você quer falar já não foi dito por outro, caso contrário, é válido reviver o tópico (por exemplo, caso alguma dica não tenha resolvido seu problema). O Botão de Busca está localizado no menu superior do fórum ().
2- Não reviva tópicos para nada: É recomendado não reviver tópicos que estão parados a mais de 1 mês, ou que não esteja mais na primeira página de certa área. Comente-o só se for acrescentar algo de valor, ou caso queira possibilitar a postagem sobre comentários do assunto abordado pelo tópico. Se alguém reviver o tópico só pra dizer "ah, eu concordo com que fulano falou" ou copia o comentário de outro e enumera-o sem adicionar nada ao tópico em si, estará sujeito a levar um ponto de alerta como punição.
3- Escreva corretamente, de maneira clara e objetiva: Certas pessoas tem o dom de escrever um texto no computador e deixá-lo mais ilegível do que letra de médico. Escreva corretamente, pontuando de maneira adequada, e tenha certeza que sua mensagem está clara o suficiente para os outros entenderem. Na dúvida, use um editor de texto (tal como Microsoft Word, OpenOffice Writer, BrOffice, etc...) e digite nele a mensagem para ver se há erros de ortografia. Uma sugestão é usar este corretor ortográfico online. Lembre-se que, se sua mensagem tiver erros de português, os outros não são obrigados a te responder. Outro detalhe é não escrever usando cores próximas à cor do layout, pois dificultam a leitura. Os moderadores estão livres para editar um post desse tipo e remover a formatação.
4- Os títulos dos tópicos devem ser objetivos: Os assuntos e também as descrições dos tópicos criados devem resumir o tópico numa frase curta e expressiva. Títulos como: "crítica", "Ajudem-me!" ou "Tenho uma pergunta" não cumprem essas exigências. Tente resumir sobre o que vai falar no tópico para que seu título não fique muito vago. Os moderadores são livres de mudar os títulos/descrições.
5- Evite fugir do assunto que está sendo discutido: Não escreva mensagens com um sentido e/ou assunto totalmente diferente do assunto principal do tópico em que estiver postando. Caso um moderador veja um post assim, ele poderá remover, mover ou editar a mensagem. Além disso, ele pode aplicar alertas, caso o membro seja reincidente. As únicas exceções serão aqueles posts que, apesar de terem fugido do assunto principal do tópico por um momento, voltarem para o assunto principal, seja antes ou depois de ter fugido do assunto. Será tolerado, ainda, postar sobre o que outros membros comentarem pelo tópico, mesmo que fujam do assunto principal do tópico, devido àquela exceção. Tópicos que fogem totalmente do assunto e foram "abandonados" pelo criador também podem acabar sendo trancados.
6- Não crie postagens múltiplas: Não é permitido "flood", ou seja, postar duas ou mais mensagens seguidas em um mesmo tópico em menos de 24 horas. Também não é permitido criar tópicos repetidos na mesma área ou em áreas diferentes. Essas mensagens poderão ser apagadas, e quem faz isso pode receber alertas ou até ter a conta bloqueada.
Dicas:
- Se você esqueceu de escrever algo quando postou uma mensagem, use o botão de Editar () para alterar a sua última mensagem, ao invés de criar outra.
- Se você quiser saciar a vontade de postar, procure o tópico fixo do OFF. Este é um tópico de tema livre, onde pode ser feita uma grande quantidade de posts, sendo que ele automaticamente é varrido do fórum sempre que ele se subdividir em dois. Apenas lembre-se de respeitar as regras gerais, não ofenda outros e não poste mensagens impróprias, nem poste mensagens seguidas (espere alguém postar).
8- Respeite os outros: Tópicos ou mensagens que desrespeitem outras pessoas, com palavrões/xingamentos, ou com o objetivo de criar discussões destrutivas para provocar/irritar/ofender/ridicularizar outros membros (mesmo que seja por brincadeira), poderão ser imediatamente excluídos pelos moderadores ou admins assim que eles detectarem e você poderá ser punido com um ponto de alerta, bloqueio temporário de sua conta ou a expulsão definitiva dela (dependendo da gravidade). Boca suja, aqui não Wink
9- Não provoque brigas no fórum: Por favor, não abra, nem prossiga ou dê continuidade a um conflito.
Geralmente, os conflitos são gerados simplesmente por um desentendimento ou uma interpretação errada sobre um post, comentário ou uma palavra mal empregada numa frase. Não retruque, independente de quem seja a culpa. Expresse-se mandando uma MP (mensagem privada) para algum moderador. Em outras palavras: se ofendeu, ou alguém te insultou? Não retruque, envie uma MP à moderação. Essas discussões resultarão em punição com alertas ou banimento em ambos os indivíduos, ou a quem mais estiver participando da bagunça.
10- Não peça para ser um moderador/admin: Moderador não se pede, se conquista Very Happy.
11- Conteúdo ilegal/adulto: É terminantemente proibido postar aqui mensagens com conteúdo erótico e que apresentem nudez, ou mesmo sobre uso ilegal de programas de computador. Vídeos de episódios/filmes Pokémon são permitidos, desde que não tenham sido copiados ilegalmente de outros sites brasileiros/portugueses de Pokémon. A postagem de quaisquer tipos de links para conteúdos ilegais, sejam eles roms, programas pagos, ou quaisquer outros tipos de conteúdo que violem algum tipo de direto autoral é terminantemente proibida (Com a exceção de conteúdo proveniente de fansubs que são considerados divulgação e na maioria das vezes não estão licenciados no Brasil). A venda de qualquer episódio/filme postado no fórum é proibida por nós e pela lei brasileira, e não nos responsabilizamos pelo mau uso destes arquivos. Usuários que desrespeitarem essa regra poderão receber alertas e/ou banimento. Fora isso, tópicos sobre Hackroms também estarão proibidos aqui, caso queira falar sobre Hackroms, temos outro fórum especial para isso (clique aqui).
12- Evite o spam: Spam é o envio de mensagens não solicitadas (criação de mensagens de caráter publicitário). Os usuários que fizerem spam (seja em tópicos ou por MPs), podem ser alertados e ter sua conta temporariamente bloqueada. Se por alguma razão quiser fazer publicidade neste fórum, reserve um espaço na sua assinatura pra esta tarefa. Este é o tipo de spam que é perfeitamente aceito por aqui.
13- Nunca faça votações insultuosas: Considera-se por votação insultuosa toda a votação que seja criada com a intenção de insultar/denegrir qualquer outro membro do fórum/pessoa individual ou grupo. Quem criar uma votação desse estilo será automaticamente banido do fórum, temporariamente ou definitivamente, dependendo da gravidade do caso. Todo membro que votar numa votação insultuosa poderá ser advertido por insultos indiretos. Além disso, será revelada a quantidade de votos para os usuários prejudicados nessas votações, bem como quem votou na opção correspondente.
14- Assinaturas e Avatares: Você pode adicionar imagens e links na sua assinatura, inclusive links para sites fora da Pokémon Habb. Porém é proibido colocar imagens que somadas ultrapassem 500 KB, sendo proibido também inserir vídeos ou conteúdos Flash. Os avatares podem ter no máximo 160px de largura e 350px de altura, e não podem ultrapassar 200 KB. Caso depois de avisado o usuário insista em usar um avatar ou assinatura fora do padrão, poderá ser alertado e ter a assinatura ou avatar removidos. Avise a um moderador ou admin caso encontre uma assinatura ou avatar irregular. Este limite é definitivo!
15- Não crie contas múltiplas: Por motivos de segurança é terminantemente proibido ter mais de uma conta registrada no nosso fórum! Os usuários que usem mais de uma conta serão avisados assim que essas contas forem detectadas e poderão receber alertas. E caso ele não resolva o problema, poderá ter todas as suas contas apagadas. As pessoas na Staff de moderação reservam-se o direito de banir qualquer membro.
16- Exclusão de contas: Caso não queira mais fazer parte do fórum, deverá pedir para um dos administradores a exclusão da conta via MP. Gostaríamos que escrevesse também o motivo de sua saída, para que possamos melhorar no que for possível. Contas com muitas mensagens não poderão ser excluídas, para evitar que alguns posts fiquem sem dono ("escrito por anônimo"). Nestes casos, a conta será bloqueada, ao invés de excluída.
17- Alteração de nicks (apelidos): Você pode pedir para alterar o seu nick no fórum, obedecendo o seguinte:
Não deve possuir mais de 1 alerta.
Faça o pedido na área correta e de forma correta: Não serão aceitos pedidos de alteração por MP. Temos uma área chamada de Alteração de Nicks, dentro do Balcão de Apresentações. Utilize ela para fazer o pedido. Membros só poderão mudar de nick duas vezes ao todo, num intervalo mínimo de 6 meses entre o 1º e o 2º pedido (o 1º pode ser feito imediatamente após a inscrição no fórum, caso queira corrigir o nick). Use 1 tópico para cada pedido, colocando seu nick atual e o desejado no título.
Não será aceito nicks carnavalescos: A partir da data de criação desta regra, serão aceitos nicks que contenham apenas letras, números, espaços, pontos finais (.), hífens (-), sublinhados (_) e asteriscos (*). Não serão aceitos nicks com aspas (" ou '), chaves (< ou >), ou outros caracteres que atrapalhem o funcionamento do fórum (ou seja, que deformem o layout, impeçam o uso de quotes ou a localização do próprio usuário). Além disso, nicks só podem ter 25 caracteres no máximo. Muitos enfeites no nick podem ser usados no MSN, não em fóruns.
Esteja ciente que: O nick é sua identificação. Ao alterar o nick, você precisará usar seu novo nick para acessar o fórum, ficando o nick anterior indisponível (você é responsável caso esqueça o nick). Alterar o nick não irá alterar quotes que outros membros fizeram de suas mensagens anteriormente. Também, outros membros poderão não reconhecê-lo após a alteração (uma dica é usar seu nick anterior na assinatura). O pedido feito na área de Alteração de Nicks possa ser usado para identificação. Por fim, cabe unicamente aos administradores decidir se a alteração pode ser feita ou não, mesmo que todas as regras acima tenham sido seguidas.
18- Citações de regras: Se você viu que outro membro fez algo contra as regras (por exemplo, postou duas vezes seguidas ou na área errada), e caso ninguém o avisou ainda, você pode postar no tópico para avisar o membro. Recomendamos que também avise por MP um dos moderadores responsáveis pela área, para que ele possa ajudar o membro em particular ou corrija o tópico. Não cite as regras para avisar o membro se alguém já tiver feito isso no tópico, caso contrário sua mensagem será apagada e poderá receber 1 alerta.
19- Discussão das ações tomadas pela Moderação: Não são toleradas discussões públicas das ordens/ações do moderador ou administrador. Em outras palavras, não abra um tópico para discutir uma atitude que a moderação tomou especificamente com você. As advertências devem somente ser discutidas entre o moderador/administrador que as deu e o usuário que recebeu, de preferência via Mensagem Privada. O membro poderá acabar por receber mais alertas caso ignore essa regra.
20- Modificação indevida do layout: É terminantemente proibida a utilização de quaisquer tipos de artifícios para a modificação indevida do layout, seja essa modificação com ou sem intuito de desorganizar o layout do fórum. Caso o membro se utilize de quaisquer técnicas para realizar o mesmo, será punido com aviso, alertas e em casos de insistência, terá sua conta banida.
21- Respeite as regras: O desrespeito pelas regras acima indicadas de forma abusiva levará ao banimento permanente da conta do usuário.
A boa conduta neste Fórum
Os temas a seguir não são exatamente regras, pois a primeiro momento não ocorre nada com o usuário ou com algo que postou. É com a finalidade de melhorarmos a nossa convivência aqui no fórum que oferecemos aqui algumas dicas de como se portar bem neste ambiente. De qualquer forma, é importante seguir esses conselhos, pois a qualquer momento poderão levar você a desrespeitar uma regra e/ou lhe trazer consequências.
Use o Português: Todos os membros devem poder ler e entender todas as mensagens, especialmente os membros da equipe da staff da Pokémon Habb portanto, todas as mensagens deverão estar escritas em português perceptível ou com tradução anexa. Eles são responsáveis pelo que é escrito neste fórum, então, todas as mensagens escritas devem estar em Português. Abrir-se-ão exceções, depois da Administração analisar caso a caso. Sendo o caso de algum membro que não tenha conhecimento na língua brasileira, deve procurar alguma forma de traduzir sua mensagem para o Inglês.
Postagem de despedidas e de chegadas ao Fórum: Vai se afastar/despedir do fórum? Não crie tópico para isso. É um "incentivo" para que membros abandonem o fórum. A nossa intenção não é essa. Não quer mais participar do fórum, apenas deixe de visitá-lo. Se achar que realmente precisam ficar sabendo do seu sumiço, avise seus amigos por MP. No caso alguém vir retornar ao fórum, este poderá utilizar-se do fórum de "Balcão de Apresentações", apenas se quiser.
Segurança: Nunca mostre suas senhas para ninguém, nem mesmo para algum admin/moderador (se isso ocorrer, avise imediatamente). Cuidado ao postar detalhes pessoais seus (endereço, telefone...), pois como este fórum é público, outras pessoas terão acesso.
Participando do Fórum: Não saia postando em todo post que vir pela frente, não é necessário, poste só naquilo que lhe despertar interesse. Se for postar, poste algo construtivo. Não pense que não postar é ser preguiçoso, use o bom senso. Melhor não postar, do que postar algo que não acrescente nada ou que induza/provoque uma briga.
Tendo o Reconhecimento dentro do Fórum: Não ponha na cabeça que: "... estou aqui, devo participar, o máximo que puder pra ser alguém conhecido no fórum". Nem saia postando em dezenas de tópicos diferentes feito louco. Isso torna-se um vício e pode lhe dar a má fama de Flooder (regras 6 e 7). Não queremos que você seja participativo, a qualquer custo. Aqui é lugar para fazer amizades e se descontrair apenas com aquilo que você gosta, sem ter dor de cabeça. O que torna um fórum bom não é a quantidade de mensagens, mas a qualidade dos posts. Aparecer no top 20 postadores do dia com um número absurdo de posts é motivo de vergonha. Não se sinta obrigado em opinar e discutir em todo tópico, um fórum não é feito disso. A ideia aqui é conhecer, interagir e compartilhar.
Ajude os outros: Se você postou alguma dúvida, e ela foi respondida, lembre-se de agradecer (ou pelo menos diga se a dica resolveu seu problema), pois isso ajuda os outros a saber se a dica realmente funciona (e é um sinal de educação Wink). Além disso, quando você puder ajudar outra pessoa, faça isso!
Sobre as discussões dentro dos Tópicos: Se pensa que qualquer tipo de discussão é saudável, está enganado. Alguns pensam que "discussões" são a mesma coisa que brigas. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Discutir um assunto é conversar dando opiniões, sem desrespeitar a opinião do outro (assim como, é possível discordar sem desrespeitar). Quando a opinião de outro passa a ser desrespeitada, já deixou de ser uma discussão saudável.
Opiniões e Críticas: Não discuta a opinião dos outros a não ser se for solicitado pelo dono do post ao qual você vai responder. Postar seu ponto de vista com olhar crítico talvez faça gerar discussões, sendo que a idéia principal do tópico talvez não seja expor opiniões. Outra: não crie comentários destrutivos, isso mais cedo ou mais tarde irá se tornar um problema para você.
Sempre ponha a fonte: Se você copiar algo de outro site para este fórum, mencione a fonte (diga de onde pegou). O mesmo vale se você copiar algo deste fórum (ou de nosso site) para outro lugar. Também deve pedir autorização ao autor, caso o conteúdo seja exclusivo. O plágio entre usuários do fórum também é proibido. Não gostamos de plagiadores!
Obrigado por ter paciência de ler as regras e as dicas de boa conduta. Sleep
E seja bem vindo ao fórum da Pokémon Habb!